FAMPA – UMA HISTORIA DE CONQUISTAS ! por Marcos Santana

Uma das maiores Bandas de fanfarras da Bahia

A FAMPA, nasceu em meio a turbulentos momentos e episódios de violência na comunidade, eu (Marcos) junto com mais 5.amigos decidimos, criar um meu de atividade cultural, pois já havíamos perdidos alguns amigos pro crime e outro já nem estava mais entre nós, o nome veio para agregar a todos da comunidade, por isso o POPULAR, a FAMPA foi registrada, em 23 de setembro  2012, está completando 11 aninhos ,   AGORA EM SETEMBRO como ASSOCIAÇÃO CULTURAL FANFARRA MUNICIPAL POPULAR DE ABRANTES.

 

 

  1. Número de integrantes e quais são os instrumentos utilizados.

R: HOJE A FAMPA, infelizmente tem um público de um pouco mais de 120 alunos, isso porque nosso quantitativo de instrumentos ainda é muito pouco para atendermos uma demanda maior, que nos procura todos os dias e com o desfile aumenta ainda mais, graças a Deus, depois do desfile de Abrantes se juntar todos que já pediram para participar da FAMPA, daria para montar uma outra banda.

Os instrumentos de sopro ou chamados metais, que utilizamos hoje nos ensaios e apresentações são: trombone de pisto e de vara, trombonitos, trompete, tuba, Souza fone, bombardino e trompa.

 

De PERCUSSÃO: temos bombos, caixas, quadriton, Quito Ton, pratos e efeitos também chamados Jan block

 

 

  1. Descreva o perfil artístico da banda.

R: a banda tem um perfil familiar e criativo, buscamos sempre respeita a individualidade de cada um e fomentando o trabalho coletivo, para a escolha das peças musicais, como para coreografias, invenções e adereços utilizados, muitas vezes criados pelos próprios componentes em oficinas dentro da nossa escola que nos acolheu a 8 anos, o CENTRO EDUCACIONAL MARQUÊS DE ABRANTES, COM A GESTORA HELIENE LEÃO, POIS NOSSOAS PRIMEIROS ANOS, ENSAIAVAMOS NO ESTACIONAMENTO DA PREFEITURA AVANÇADA DA COSTA, E TINHAMOS UMA SALINHA DE UNS 2 MT², PARA GUARDA NOSSOS INSTRUMENTOS.

 

  1. Títulos conquistados.

R: A FAMPA participou por 3 anos do campeonato estadual e sempre se manteve no pódio, tanto em etapas classificatória quanto em finais, já disputamos em 3 categorias referentes, o último ano que participamos do campeonato estadual até o final foi 2016, quando nós sagramos campeões invictos na categoria marcial mista sem evolução na cidade de MAIRI BA.

HOJE OQUE MAIS IMPOTA PARA NOS É A SATISFAÇÃO DE CADA COMPONENTE E OS RELATOS DE FAMÍLIAS E PROFESSORES DA  UNIDADE ESCOLAR.

 

  1. Havia algum campeonato ou um evento em que desejavam participar? Se sim, como foi o desempenho?

R: COMO SUPRA CIDADO JA TIVEMOS EXITOS EM DIVERSAS COMPETIÇÕES PELA BAHIA HOJE NOSSA META É DEPUTADO O CPEONATONINTER ESTADUAL, O INVESTIMENTO PRIMEIRO TEMOS QUE ARRUMAR A CASA COM FIGURINOS DIGNOS, INSTRUMENTOS ADEQUANDOS E O QUANTITATIVO NESCESSÁRIO, 02 ONIBUS PARA ESSE TIPO DE VIAGEM E A ALIMENTAÇÃO, GERALMENTE BANCADAS PELA PROPRIA DIRETORIA QUE SÃO VOLUNTÁRIOS NA BANDA OU AS VEZES DE APRESENTAÇÕES QUE GAZEMPOS PARA ESCOLAS PARTICULARES OU OUTROS TIPOS DE EVENTOS QUE RECEBEMOS CACHÊ E REVESTIMOS PARA MELHORIAS NA COLORAÇÃO.

Oque estamos almejando este ano é conseguir patrocínio para nos possibilita a participação no campeonato nordeste norte a ser realizado no estado do Maranhão em novembro, está viagem resque um desafio maior do que todos que já enfrentamos até aqui, e um custa acessível se.comparado a contra partida cultural para nossos jovens e o nosso município, figurino adequado a competição, instrumentos de qualidade em bom estado de conservação e a alimentação durante a viagem de ida, estadia e volta, sem falar na taxa de inscrição da competição.

 

  1. Em que medida, patrocínio, investimentos são necessários a uma fanfarra?

R: O INVESTIMENTO PARA SE MANTER UMA BANDA MARCIAL HOJE COMO A FAMPA SERIA EM TORNO DE 30 MIL/MÊS, COM MANUTENÇÃO DE MONITORES, INSTRUMENTOS E REPOSIÇÃO DE MATERIAL QUE PRECISAMOS COTIDIANAMENTE, sem falar em transporte e alimentação para as apresentações festivais e competições.

 

  1. Estão envolvidos em algum tipo de projeto?

R:hoje a FAMPA, está buscando jundo com as demais corporações que a prefeitura lence a reedição do edital Evandro Amaro, assim fazer com que este projeto apoiado seja subsidiado pelo edital em parceria com a SEDUC E A SECULT DE CAMAÇARI

 

  1. Cite uma situação atípica, inusitada que vocês enfrentaram e qual foram hábeis em encarar e superar?

R: não vou muito longe, para o desfile do ano passado, pretendíamos lança um outro figurino que escolhemos para a comemoração dos 10 anos da FAMPA, porém com o atraso no  repasse da verba não tivemos um tempo hábil para a confecção de todos os detalhes nescessário, aí tivemos que pular para o plano B, que foi a compra de um figurino novo que já estava pronto na fábrica, precisando apenas de ajustes para nossa corporação, que foi o que lançamos no desfile em fim deu tudo certo a banda estava linda de mais.

 

E hoje nosso desafio é conseguir que a empresa que gere as cantinas das escolas municipais,  na pessoa do responsável pela merenda o Sr “Márcio”, nos permita fazer uso da sobra do lanche do norturno para nossos jovens do projeto (alunos da própria escola, alunos da rede estadual e pessoas da comunidade) ele alegou que proibiu o uso por temos no projeto pessoas que mesmo fazendo parte do projeto na escola não é aluno da escola então queria saber o que está sendo feito com essas sobras, será que está sendo desperdiçada? Jogada no lixo? Ou está sendo reaproveitada no dia seguinte? Será esse posicionamento deste senhor está correto ou seria crueldade de mais pra um ser humano em um país onde milhares de pessoas passam fome, um funcionário público ou terceirizado está disperdisando alimentos por crueldade?

 

  1. Ao longo desses anos, foi observado alguma mudança significativa ou curiosa por parte das fanfarras como do comportamento do público?

R: sem dúvidas não é desfazendo  das nossas coirmãs, porém a Fampa tem, oque aqui na Bahia costumam dizer quando uma coisa, ou pessoa tem ou faz algo muito diferente usa-se a expressão “tem um borogodo a mais” buscamos sempre em nossas apresentações músicas populares pois gostamos de sentir a vibração do público e ouvir a música que tocamos cantada por todos.

 

  1. Em relação a música do cotidiano do baiano, em seus vários segmentos, e a música de fanfarra que é pontual. Como avalia a recepção das pessoas?

R as músicas populares,  que estão em nosso repertório, buscamos primeiro estudar as letras e as intenções que muitas vezes nem aparece a grosso modo, no entanto temos essa preocupação em entender primeiro antes de tocar por trabalhamos com crianças e adolescentes.

 

  1. Como foi o retorno dos ensaios e apresentações depois do período de restrição (lockdown)?

R: retornamos 6 meses o início da PANDEMIA devido a grande procura dos alunos por uma atividade e relatos da família, nossos alunos estavam muito inquietos e ansiosos dentro de casa foi quando junto com nosso maestro GENIVALDO ALMEIDA e nosso instrutor de precursão PEDRO CONCEIÇÃO, RESOLVEMOS FAZER A LANGE DE MINHA CASA COMO ESTÚDIO DE MUSICA,

RESPEITANDO O DISTANCIAMENTO, E COM TODOS OS PROTOCOLOS. EM VIGOR NO MOMENTO EM MEDIA 3 A 5 ALUNOS POR ENCONTRO. GRAÇAS A DEUS TUDO OCORREU BEM.

 

  1. Qual a avaliação, o balanço, que os responsáveis fazem desde o surgimento da banda até aqui?

R:a evolução da banda foi enorme, começamos a 10 anos atrás com fanfarra de evolução, com instrumentos emprestados de gatilho alguns do kit do mais educação, no segundo ano compramos com a ajuda de um amigo mais alguns, apois dois anos começamos a inserir instrumentos de postos quando participamos da categoria MARCIAL MISTA COM EVOLUÇÃO, ATE QUE APARTE DE 2016 ESTAVAMOS NA CATEGORIA MARCIAL E HOJE SO UTILIZAMOS INSTRUMENTOS DE PISTO, MUITOS CPRADOS COMMRECIRSOS PROPRIOS ORIUNDOS DE EDITAIS E DE APRESENTAÇÕES, HOJE CONTAMOS ATE COM ALGUNS INSTRUMENTOS DE PALHETAS APESAR DE AINDA NAO ESTA EM USO DEVIDO A CORRERIA DOS DESFILES DE SETEMBRO MAIS JAJA ESTAREMOS EMMUM.OUTRO PATAMAR NO MUNDO DA MÚSICA, A FAMPA HOJE CONTA COM MAIS 4 SUB GEUPOS CHARANGA DA FAMPA, GRUPO DE PERCURSÃO DO CEMA, JUNINA POPULAR E A PARCERIA COMMOMGEUPO DE DANÇA INFANTIL MIX DANCE

 

  1. O que os admiradores da Fampa podem esperar no desfile cívico de Abrantes?

R: ACHO QUE O QUE ENTREGAREMOS AO NOSSO PÚBLICO NO PRÓXIMO DESFILE VAI SER ALEM ATÉ MESMO DE NOSSA EXPECTATIVAS, MAIS VALERÁ CADA CENTAVO INVESTIDO, CADA NOITE PERDIDA E CADA UM DOS MOMENTOS QUE ESTAREMOS JUNTOS NA PRODUÇÃO DE CADA ITEM UTILIZADOS NOS DESFILES COMO JA FALEI INFELIZMENTE NÃO SAI COMO O PLANEJADO NO INICIO DO ANOS, MAS SEMPRE DAMOS UM JEITO PARA QUE COM A INCERTEZAS OCORRA MELHOR QUE O ESPERADO.

Outras questões

  • Marcos, você toca algum instrumento?

R: JA TOQUEI BOMBO INSTRUMENTO DE PERCURSÃO HOJE SO NA ADMINISTRAÇÃO E COMANDO DA BANDA EM MOVIMENTO, ONDE JA FUI CAMPEÃO ESTADUAL E OCTA CAMPEÃO COMO PORTA CARTEL.

 

  • Fale resumidamente sua relação com a música e como ingressou na Fampa.

R:SEMPRE FUI MUITO LIGADO AS ARTES EM GERAL, QUANDO PASEI A ESTUDAR EM ABRANTE QUE CONHECI DE PERTO A FANFARRA FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA, AI FIZ DE TUDO PARA QUE MEUS PAIS DEIXASSEM EU PARTICIPAR DA OUTEA FANFARRA QUENTINHA NA ÉPOCA, QUANDO ESSA BANDA PARO AS ATIVIDADES, VI MEU AMIGOS SE PERDEREM NO MINDO DO CRIME INFELIZMENTE, TENTAMOS CMALGUMS AMIGOS REATIVAR A BANDA, SEM SUCESSO, AI PARTICIPEI DE OUTRAS BANDAS EM.OUTRAS CIDADES, DEPOIS DE 3 ANOS FUI CONVIDADO PELA GESTÃO PUBLICA DA EPOCA A CRIAR UMA NOVA CORPORAÇÃO AI BUSQUE OS AMIGOS QUE ESTAVAMMCOMIGO NESSA.BATALHA ANTERIORMENTE E ASSMNASCEU A FAMPA

 

  • Uma influência, inspiração musical.

R: SEMPRE GOSTEI DE OUVIR TIMBALADA, RAUL, DANIELA, BOB MARLEY, RACIONAIS, GABRIEL O PENSADOR, LUIZ GONZAGA POIS SOU APAIXONADO PEELAS FESTAS JUNINAS E ESSA MISTURA DE RITMOS FOI CADA VEZ MAIS ME DANDO UM NORTE PARA HOJE TRAZER PARA NOSSO PÚBLICO MENSAGENS DE PAZ AMOR E ESPERANÇA PARA UM MUNDO MELHOR POIS ACREDITAMOS QUE É POSSÍVEL SIM E COM A CULTURA TUDO FICA MAIS FÁCIL.

 

  • O que aprecia na apresentações de outras bandas.

R: O CONJUNTO POIS VEMOS POR AI A FORA QUE MUITAS VEZES O LIDER SE PREOCUPA MUITO COM A PARTE MUSICAL E MENOS COM A LINHA DE FRENTE QUE É A PARTE QUE EMBELEZA E ENGRANDECE A APRESENTAÇÃO DA CORPORAÇÃO.

 

  • O que é fundamental para um líder de fanfarra.

R: PRIMEIRO TEM QUE ENTENDER QUE LIDER NAO É SER DITADOR NA FAMPA TRABALHAMOS COM AMOR PELO QUE FAZEMOS E RESPEITO A CADA UM EM SUAS PARTICULARIDADES,  CLARO QUE SOMOS REGIDOS POR ESTATUTO MAS OQUE VALE MAIS É COMO NOS CHAMAMOS DE “FAMÍLIA FAMPA” E EU PARTICULARMENTE ACHO QUE É ESSÊNCIAL PARA O BEM ESTAR DE TODOS A QUESTÃO DA EMPATIA.

 

  • Uma música que gosta muito de tocar.

R: NOSSAS MUSICAS SEMPRE SÃO MINUCIOSAMENTE ESCOLHIDAS

A EXEMPLO DA SEQUENCIA QUE ESTAMOS ESCUTANDO AGORA. (A HORA É AGORA DE JORGE E MATHEUS,, A QUEDA DE GLÓRIA GROOVE, PESADÃO DE IZA, E FICHA LIMPA DE Gustavo Lima).

Trazem a simbologia de tudo o que passamos para chegarmos a onde estamos sem precisar desfazer oi pisar em ninguém.

 

  • Tem alguma meta, um propósito com esse sua atividade.

R: nossa meta e crescemos a medida que for possível mantendo nossa essência e evoluir o trabalho buscando sempre melhorias que nos possibilitem entregar sempre o melhor ao nossos alunos e ao nosso público.

Att MARCOS DE OLIVEIRA SANTANA

PRESIDENTE

“ATE AQUI, NOS AJUDOU O SENHOR ”

https://www.instagram.com/fampa_de_abrantesofc/#

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1993 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments