Musical em homenagem a Elza Soares comemora onze anos em cartaz !

SONY DSC

SE ACASO VOCÊ CHEGASSE – escrito por Elísio Lopes Jr. e dirigido por Antônio Marque,  é um musical em homenagem a Elza Soares , que estreou em 2010, na capital baiana, e teve uma trajetória de sucesso, seguindo temporada nos principais  espaços culturais de Salvador, além de participações como grupo convidado em Festivais como o Cine Cena Unijorge, Festival de Teatro do Subúrbio, Festival a Cena Ta Preta e o Festival de Artes Cênicas Banco do Nordeste.

 

Assistido e aprovado pela própria homenageada e também por Milton Nascimento, a montagem, que este ano comemora onze anos em cartaz, volta a

à cena em única apresentação, a convite do SESC Bahia, no dia 04 de novembro às 19h no Teatro Sesc – Senac Pelourinho.

 

Se Acaso Você Chegasse mostra as diversas facetas que a cantora teve que assumir ao longo da sua trajetória e presta homenagem para a artista que, hoje, é reconhecida como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). O espetáculo é construído de uma maneira envolvente: entrecortada por canções do repertório da cantora, a peça traz a atuação de três atrizes: Denise Correia, Lívia França e Clara Paixão, que vivem diversos momentos da biografia da artista. O elenco conta ainda com Agamenon de Abreu, Leonardo Freitas, Gilson Garcia, Cristiane Florentino, Davi Conceição,  Irven Alves e Núbia Ferreira.

 

O espetáculo constrói um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares, entrecortado por canções do repertório da cantora, interpretados, sobretudo, pelas atrizes da montagem. O autor, inspirado pela biografia da cantora, retrata acontecimentos de grande relevância para conceber, no palco, a essência dessa grande mulher, ícone de força e resistência. No entanto, mais do que mostrar facetas da história de uma grande intérprete da Música Popular Brasileira, a peça instiga o espectador a refletir sobre a seguinte questão: e se você fosse a Elza?

 

Elza na peça – Filha de um operário e uma lavadeira, a cantora desde cedo traçou seu caminho e enfrentou as adversidades com muita propriedade e coragem. Entre uma infância marcada pela gravidez e casamentos precoces e, até mesmo, a perda de um filho, dentre os nove que criou, Elza teve a necessidade de desempenhar diversos papeis no percurso da vida. A peça recria, justamente, a época em que a ‘Elza’ no singular não existia e, a partir daí, vai construindo uma narrativa que se baseia na trajetória da estrela. O resultado é uma obra rica em detalhes que leva o espectador a se colocar no lugar da cantora e a refletir sobre certas atitudes tomadas ao longo da vida.

 

TRAJETÓRIA DA ARTE SINTONIA – A Arte Sintonia traz no seu repertório musicais para todas as idades, com destaque para os infantis “H2Ópera”, do autor baiano Luiz Sérgio Ramos, e “Legal, tchan, tchan, tchan!” (Indicada por duas vezes ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias ‘Melhor Espetáculo Infanto Juvenil’ e ‘Revelação’ para Denise Correia), com texto e direção de Elísio Lopes Junior. Na categoria adulto, destacamos “Pedaço de Mim” – musical baseado na Obra de Chico Buarque, indicado no Festival Ipitanga de Teatro a Melhor espetáculo e atriz  para Denise Correia;  Zona Contaminada – musical rock com texto de Caio Fernando Abreu e músicas de Cazuza  ( indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Lívia França e mais outras 5 indicações ao FIT – Festival Ipitanga de Teatro 2007 nas categorias melhor direção,  espetáculo, atriz, cenografia e iluminação, recebendo o prêmio de Melhor Atriz para Lívia França e Melhor Iluminação para Elísio Lopes Jr.) e “Se Acaso Você Chegasse”- musical em homenagem a Elza Soares que recebeu 7 indicações ao FIT – Festival Ipitanga de Teatro 2010 nas categorias melhor texto, direção,  espetáculo, ator (Guilherme Silva),  atriz (Lívia França e Clara Paixão) e iluminação. Em 2021 a Arte Sintonia estreou de forma virtual   Xô Xuá- Um Samba para Riachão, em homenagem ao grande sambista baiano.

 

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 565 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments