O PODER TRANSFORMADOR DA EMPATIA EM NOSSAS VIDA – Maria Joses Tavares

“É assim o amor que Deus criou. Ele nos criou para amar e ser amados”!

Sendo a empatia a habilidade de se identificar com outra pessoa, colocando-se no lugar dela, compreendendo-a em sua essência, sentindo o que ela sente, desejando o que ela deseja, conectando-se automaticamente através da compaixão e do acolhimento. A Empatia é o que aproxima as pessoas e as coloca na mesma freqüência. Desenvolver a empatia é um desafio, principalmente quando precisamos perdoar ressentimentos, superando nosso orgulho. Porém é enfrentando essa atitude transformadora que nos identificamos uns com outros como seres humanos. Parece simples, porém depende da sensibilidade de cada pessoa diante da experiência que está vivendo naquele momento Para potencializar o sentimento da empatia é necessário desenvolver algumas características:

“SER EMPÁTICO É VER O MUNDO COM OS OLHOS DO OUTRO E NÃO VER O NOSSO MUNDO REFLETIDO NOS OLHOS DELE.” CARL ROGERS

Enxergar o mundo através do olhar do outro, possibilita uma maior conexão para com os sentimentos e as emoções de outras pessoas, vivenciando as experiências alheias. Assim, ser empático envolve as habilidades de escutar, compreender, aceitar, validando as vivências e emoções do outro, estabelecendo uma conexão verdadeira sem julgamento.

“CAMINHE ALGUNS QUILOMETROS NOS SAPATOS DE OUTRA PESSOA, ANTES DE CRITICÁ-LA”

Expressar qualquer tipo de julgamento e critica pode acabar trazendo prejuízo e fazendo mal a quem escuta, diante das diferenças de mundo entre você e o outro, já que não existe uma verdade única e universal. Colocando-se no lugar do outro, deixamos de ser pessoas solitárias para ser solidárias. Como a empatia pode contribuir para a construção de um mundo melhor: A capacidade de entender que alguém está em perigo, leva naturalmente ao desejo de ajudá-lo. É se colocar no lugar do outro o que torna um vínculo mais forte, por isso é mais fácil que exista empatia entre membros de um mesmo grupo social, racial ou cultural, promovendo assim convivências mais saudáveis, fortalecendo os relacionamentos interpessoais, vamos nos tornando seres muito mais humanos. “A EMPATIA É A CHAVE PARA A SOBREVIVÊNCIA DA RAÇA HUMANA.” ANITA NOWAK

 

Maria Jose Tavares é Coach de Desenvolvimento Pessoal  e Pedagoga

@mariajosetsan

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1994 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments