Pelourinho: Motumbá recebe Tonho Matéria e a cantora Semiseria na quarta edição do Projeto Gira Mundo

Evento acontece na próxima sexta (4.2), no Largo Pedro Archanjo a partir das 19h e terá acesso gratuito e controlado

Em clima de ressaca carnavalesca a banda Motumbá, liderada pelo músico Alexandre Guedes, receberá o cantor Tonho Matéria e a cantora Semiseria na quarta edição do “Projeto Gira Mundo”, que é como são chamados os ensaios do grupo baiano em 2022.  Os shows, que estão acontecendo no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, sempre a partir das 19h, vem respeitando a capacidade do local e todas as exigências sanitárias definidas por decreto público. A abertura será do DJ Fábio Angola.

 

O primeiro convidado da noite, o cantor, compositor e capoeirista Tonho Matéria, trará toda sua influência do axé para o palco do largo. “Alexandre é grande amigo e parceiro, será uma alegria tocarmos juntos”, disse o convidado.

 

Já a cantora Semiseria, vem cheia de atitude diante do movimento pagotrap, mostrar todo empoderamento que a mulher baiana tem. “Agora é a vez da gente brilhar. Vamos emponderá o palco. As cabeças.” Disse.

 

Para esta quarta edição do ensaio, o vocalista Alexandre Guedes, preparou repertório que inclui as duas novas faixas recém lançadas – Gira Mundo e Naná, muito axé e clássicos da música nacional, além de convidar o público a se despedir do período carnavalesco em grande estilo. “Teremos o Motumbalé, cenografia, e algumas surpresas especiais!”, ressaltou Alexandre.

 

O evento é uma realização da Mafuá Produções e Governo do Estado da Bahia através da Bahiatursa e segue rigorosamente todos os protocolos sanitários exigidos por decreto público. A produção ainda distribui máscaras e álcool em gel, com objetivo de fortalecer e incentivar o combate ao vírus da COVID.

 

Fotos: Rafael Rodrigues / divulgação

 

Serviço:

 

O que: Projeto Gira Mundo – Motumbá e convidados – Tonho Matéria e Semiseria

Onde: Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho

Quando: 4 de março 2022

Hora: 19h

Valor: Gratuito (acesso controlado)

OBS: Só entram vacinados

 

SOBRE MOTUMBÁ

 

A banda Motumbá liderada pelo cantor, compositor e instrumentista Alexandre Guedes, 52, (passagem pela Timbalada e Baianada) nasceu em 2004 e logo caiu no gosto do público com o hit Bororó. Com inspiração na percussão de matriz africana e nos sambas de raiz e no merengue, ritmos que acompanham Alexandre desde a infância no bairro do Candeal, foi concebida a identidade sonora da Motumbá: afro-pop-caribenha.

 

À frente do grupo, Guedes alia a experiência de uma trajetória artística de mais de 25 anos à energia de quem vivencia a arte em constante renovação.

 

“A Motumbá nasceu com a proposta de criar uma linguagem musical que incorporasse elementos de nossa cultura. Ao mesmo tempo, queremos transmitir uma mensagem de paz e boas vibrações”, explica o músico.

 

A escolha de cada instrumento musical utilizado pela Motumbá é afinada com a proposta da banda: Atabaques, djembês e klongs representam a cultura afro-brasileira. As tamburicas, malacachetas e caixas, tradicionais das escolas de samba, trazem para o universo musical do grupo o ritmo sonoro brasileiro por excelência.

 

“Antes da Motumbá, os afoxés eram os únicos que usavam atabaques nos shows. Trouxemos esses instrumentos para o palco com uma afinação diferenciada, em que três músicos tocam de uma só vez. O resultado é um som menos estridente e metálico, mas com grande força percussiva”, explica Alexandre Guedes.

 

SOBRE TONHO MATÉRIA

 

Antonio Carlos Gomes Conceição, nasceu em Salvador, no estado da Bahia, no dia 12 de Maio de 1964 e desde os oito anos de idade estabeleceu um vínculo com a arte, quando começou a frequentar as aulas de capoeira nas manifestações populares da Bahia, ministradas pelo saudoso mestre Caiçara, no (Mercado Modelo) em Salvador Bahia.

 

Sua vida sempre foi influenciada pela cultura de sua cidade. Com 15 anos iniciou sua carreira de cantor, começando a cantar nas entidades de blocos afros de Salvador, no mesmo ano formado em Técnico de contabilidade, deixou sua missão de ser funcionário contábil, para se tornar TonhoMatéria, um artista do povo.

 

Filho de Eufrosina Maria do Santos, vendedora de acarajé, e de Agripino Gomes da Conceição, vendedor de laranja e fabricador de ladrilhos, Tonho passou a infância numa casa muito pequena com todos os seus irmãos, numa rua tranquila do bairro do Pau Miúdo, em Salvador. A vida de classe baixa, humilde, foi levada entre o gosto pelas brincadeiras, pela arte e responsabilidade nos estudos.

Artista, cidadão e pai de Allan e Raysson, Tonho tem a inquietação como uma de suas principais características, que influenciou e moveu seu todo seu trabalho até os dias atuais. Tonho é um cantor que, além dos cuidados com a voz, supervisiona arranjos, pesquisa timbres e valoriza o conceito de cada trabalho. O samba-reggae foi sua escolha e reflete a influência que a cidade do Salvador e sua cultura exercem na vida e carreira. Porém, não há limites para o artista que não se inibe ao mesclar samba-reggae com World Music.

Cidadão pós-moderno, ciente e comprometido com seu papel social, Tonho possui sua própria ONG – Associação Sócio-Cultural e de Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, além de colaborar com Campanhas de interesse público, principalmente, voltadas para crianças e adolescentes. Com onze CDs gravados e dois DVDs, Tonho Matéria é hoje um cantor brasileiro com respaldo internacional, com 25 anos de carreira e 8 anos de turnês fora do Brasil.

Tonho não economiza nas formas de se comunicar, faz isso através do canto, dos seus discursos sempre pertinentes, da Capoeira, de sua energia inigualável que mantém em cima de um trio elétrico por vários dias consecutivos, seis horas diários e ininterruptos, durante o carnaval de Salvador.

Gravado em 2013 o Disco ” Cantando História” – Remixado e Remasterizado e Oficialmente será lançado em meados de Junho/Julho de 2018. É um projeto muito especial na carreira artística e vida de Tonho Matéria, que retoma agora em 2018 à carreira solo, após representar por 3 anos os Vocais da Banda Ara Ketu. O Disco recuperado nos HD’S da WR Discos Bahia, do Saudoso Wesley Rangel, é uma relíquia que vale a pena mostrar ao mundo. Recheado de super participações especiais de quem mais prestigiou o artista interpretando suas composições, tais como: Bell Marques, Durval Lelys, Marcia Freire, Lucas Di Fiori, Dado Brazzawilly, Reinaldo Nascimento, Beto Jamaica e Negão Jamaica, Saulo Fernandes etc, é um presente para o meu público, para aqueles que gostam de mim, afirma o artista.

Hoje, Tonho Matéria possui mais de 500 canções gravadas, 11 CDs gravados (Solo), 04 CD ́s (institucionais) 02 DVD ́s e milhões de discos vendidos em todo o mundo. É também o primeiro artista a levar a Capoeira aos palcos em Shows, único artista brasileiro convidado para a exibição de shows na África do Sul durante a copa do mundo de 2010, fez parte por diversos anos do Festival de Jazz de Montreux. Já cantou com os grandes nomes da música brasileira como: Caetano Veloso e Gilberto Gil, Ziggy Marley, Nelson Rufino, Jair Rodrigues, Leci Brandão, Beth Carvalho, em Oslo, na entrega do Prêmio Sharp Music, onde disputou com Martinho da Vila e Prêmio Qualidade do Brasil.

A vitalidade artística das obras de Tonho Matéria, fez com que vários artistas vendessem milhões de cópias e conquistasse resultado notório no cenário musical, podendo ser comprovada pelo fato de todos os álbuns do cantor ter apresentado hits nacionais e por ter tido suas canções compondo trilhas em trecho de novelas, filmes e programas brasileiro, até os dias de hoje.

E assim, Tonho Matéria continua perseguindo seu sonho de ver o mundo cantar, pular e dançar suas composições.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1993 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments