QUEM É URSULA SCHOEFFËR MONTES- Sua trajetória!

Trajetória de Ursula Montes

Úrsula Montes é empresária foi Diretora da ABIH- Maraú pelo período de 2001 a 2004, Diretora Regional da ABIH- Costa do Dendê período de 2005 a 2009, vice-presidente da FEBHA (Federação de Hospedagem e Alimentação da Bahia), atualmente Presidente do Sindicato de hospedagem e alimentação da Baía de Camamu – SHABC, diretora da Pousada Terra e Mar, Bacharel em Direito e idealizadora do Programa socioambiental Maraú Social, desenvolvido na Baía de Camamu e entorno. Casada, mãe de três filhos pré-adolescentes, contribui ativamente pelo desenvolvimento humano no interior da Bahia, especialmente na região do Baixo Sul.

É organizadora de projetos, como o “Natal Sem Fome” e “Criança Feliz”, ‪há 18‬ anos nos municípios de Camamu, Maraú, Igrapíuna e Ituberá, entregando alimentos e brinquedos em períodos de festas, como Natal e Dia das Crianças. Foi madrinha por dez anos da Fanfarra Estudantil de Camamu (FAEC), que tem como objetivo a inclusão de jovens em vulnerabilidade social. É parceira em importantes ações ambientais como: “Trilha e Ecologia” do conceituado jornal baiano “A Tarde”, “Projeto Baleia Jubarte” desenvolvido para monitoramento do mamífero pela empresa Shell e “Projeto Aquali” através do desenvolvimento de ostras na Comunidade Quilombola de Ilha do Tanque, em Maraú, com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Há 12 anos desenvolveu o Maraú Social, programa que visa fortalecer principalmente o material humano da Península de Maraú, com destaque para suas comunidades quilombolas,  de pescadores, produtores da agricultura familiar e marisqueiras, além dos artesões e manifestações culturais locais.

A empresária conta hoje com notoriedade internacional, fortalecendo a produção associada do turismo, gerando emprego e renda, sendo chamada carinhosamente como “Embaixadora do Turismo da Bahia” pelo incansável trabalho de divulgação do destino, de forma consciente e sustentável.

Seu Maraú Social ganhou tanto destaque na imprensa nacional que em 2012, contou com a grande exposição fotográfica “Sustento” na cidade de Nova Iorque, no período do Brazilian Day. Recebeu em 2013, 22 jornalistas de todo o Brasil para um grande encontro da Imprensa Brasileira, a ABIME. Logo após assumiu a vice-presidência da MBA- Mídia Brasil Associados onde uma vez por ano entregam prêmios nos Estados que se destacam pela iniciativa em colaborar com a conservação da Natureza e boas práticas em seus negócios.

Coordenou a escolha das “7 Maravilhas de Camamu”, se tornou Madrinha do Colégio Thales de Mileto, gerando bolsas de estudos para jovens de baixa renda, na cidade de Valença/Bahia. Representou o interior da Bahia na Feira da ABAV –  Associação Brasileira de Agências de Viagens – no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo e ainda foi convidada para levar o artesanato do Manoel Paciência no evento Exposição “As Três Lavagens” durante a Semana Cultural da Lavagem da Madeleine, no dia 11 de setembro de 2013, na Unesco e em estande na ‪Praça da Madeleine nos dias 14‬ e 15 de setembro de 2013. Cinco obras do artista está de forma permanente em exposição na Sala Cícero Dias, localizada na Délégation Permanente Du Brésil Auprés de L’Unesco (Delegação Permanente do Brasil na Unesco), na Maison de L’Unesco à Paris, localizada na ‪1, Rue Miollis, 75015, Paris‬, desde o dia 13 de setembro de 2013, através do Sr. Ronaldo Vieira (Premier Secrétaire/Primeiro Secretário) representando a cultura material da Bahia e da Península de Maraú. Atualmente realiza palestras no Brasil e exterior criando otimismo nos envolvidos, acrescendo relações comerciais integrando a cultura, gastronomia e artesãos numa experiência única em seus negócios promovendo a comunidade uma integração com o empresário local despertando interesse de operadores segmentados. Devido ao enorme sucesso, vis…

5 1 vote
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments