Reunião Técnica Oikos e Secretaria de Cultura de Ilhéus

Vladimir Hughes Diretor Presidente da Agência Oikos. Úrsula Montes consultora Geraldo Magela Secretário de Cultura de Ilhéus Roberto Garcia Diretor Administrativo da Oikos

A Secretaria Especial de Cultura do município de Ilhéus e a Agência Oikos receberam ontem à tarde a consultora e empresária de Turismo, Úrsula Schoeffer Montes, para discutir sobre projetos nas áreas de turismo e cultura. A consultora recebeu detalhes de alguns projetos que vem sendo desenvolvidos no município, principalmente, o interesse de implantar um píer e duas marinas. O Secretário Geraldo Magela informou que o píer era para embarcações pequenas e as marinas seriam para embarcações maiores, e, que na baía do pontal não teria condições de receber por conta da ponte, tendo em vista o tamanho do mastro principal das embarcações.
A Consultora informou que uma parte dos projetos apresentados pela Oikos está em análise prévia do Ministério do Turismo, esperando a abertura do SICONV atual Plataforma + Brasil, incluindo projetos da baía de Camamú. São projetos que também versam sobre a área ambiental com estudos de carga da península de Maraú/Camamú, a capacitações de marisqueiras e pescadores, bem como, projetos de turismo daquela localidade. De outro lado, projetos da cidade de Ilhéus também estão em análise prévia como: apoio a Casa de Jorge e Nacib+, apoio ao Museu da Capitania de Ilhéus e sua regionalização, dentre outros.
Sobre estes novos projetos do píer e da marina, Úrsula Montes apontou que o projeto deveria ter algumas correções antes de ser apresentado ao Ministério do Turismo, com vistas a sua aprovação, sendo inclusive necessário a Prefeitura estruturar equipes internas para o desenvolvimento destes equipamentos, mas que seria importante contratar consultoria para auxiliar na implantação e implementação dos mesmos. De outro lado, ponderou que o ganho com o turismo náutico excederia em muito os investimentos iniciais, e que iniciou conversas com a Oikos para estruturar a engenharia financeira do projeto com grupos internacionais, já que a instituição está sendo avaliada para tocar projeto socioambiental de um fundo internacional que vem sendo tratado pela consultora, e que no futuro irá reestruturar a cidade de Maraú, e, por pedido do Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento vem suscitando a possibilidade de realocar recursos para a cidade de Ilhéus.
Por fim, a consultora se colocou à disposição para ajudar a capitanear estes projetos junto com o Município de Ilhéus ou a Oikos, direta ou indiretamente, já que existe uma parceria de décadas com o diretor-presidente. Inclusive, ela passou seu contato para dirimir dúvidas. O Secretário Magela pediu que fosse vista a possiblidade de estruturar festivais locais, tais como: festival gastronômico do camarão em Abril, São João é na Praia e um festival de Turismo. O Projeto do festival do camarão foi repassado para a consultora imediatamente, enquanto os outros precisam estar sendo analisados até o final de janeiro/2022.
A consultora colocou que Ilhéus precisa superar estas barreiras que impedem seu desenvolvimento, e que o turismo poderá ser a alavanca deste potencial transformador da cidade em um dos grandes receptivos do estado da Bahia, seja pela sua história, seja pela sua cultura, mas que precisa que os stakeholders ajudem neste processo.

Na foto da esquerda pra direita:

Vladimir Hughes Diretor Presidente da Agência Oikos.

Úrsula Montes consultora

Geraldo Magela Secretário de Cultura de Ilhéus

Roberto Garcia Diretor Administrativo da Oikos

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments