O pintor colombiano Jorge Jojoa recebe distinção internacional como Membro Honorário

 

Numa comovente celebração artística, renomadas organizações internacionais conferiram um reconhecimento incomparável ao mestre pintor Jorge Jojoa. No dia 5 de janeiro, a Organização Mundial de Artistas Integrados (OMAI) do México e a associação internacional “Arte sem Fronteiras pela Paz” da Colômbia concederam-lhe o título de “Membro Honorário”. Este prestigioso reconhecimento é um tributo adequado ao seu incrível legado artístico, cinquenta anos de dedicação inabalável à arte.

Quem é Jorge Jojoa? O seu nascimento em Algeciras, Huila, a 7 de julho de 1944, marcou o início de um pintor paisagista, uma carreira cheia de pincéis e cores. Autodidata e amante do paisagismo, seu trabalho se confunde com o folclore e com a beleza e o colorido tropical das paisagens colombianas.

Desde a infância, Jojoa expressou seu aprendizado artístico de diversas formas, desde os primeiros traços no papelão até a exploração das aquarelas e das cores emblemáticas do “Pintuco”, reconhecido na Colômbia.

Arte paisagística de Jojoa: Este artista virtuoso tornou-se uma figura vital da arte paisagística contemporânea na Colômbia. Suas exposições, individuais e coletivas, ultrapassam 150 e suas obras ultrapassaram fronteiras, sendo expostas nos Estados Unidos, Itália, Espanha, Uruguai, Jamaica e vários cantos do mundo.

As pinturas paisagísticas de Jojoa são um tributo perene às tradições populares, à vida rural e às típicas cidades colombianas. Suas obras exalam identidade e charme, capturando a arquitetura colonial e as cores vibrantes das paisagens.
Uma Sinfonia de Cores: Sua arte paisagística é uma sinfonia sensorial, uma obra luminosa e serena que exala vitalidade. As pinturas a óleo sobre tela revelam a influência tropical de sua querida Colômbia, reimaginando paisagens com uma paleta de cores vivas e uma fusão harmoniosa de luz e sombra.

Em março de 2020, Jojoa aderiu ao projeto “Arte sem Fronteiras pela Paz”, trazendo sua arte nacionalista para um projeto nômade: o Mosaico Internacional “Vamos Construir a Paz”. Esta missão global projeta o seu genuíno legado artístico para todos os cantos do planeta, transmitindo uma mensagem de paz e alegria através da sua pintura incomparável.

O louro da distinção recente acentuou a brilhante carreira de Jorge Jojoa, um artista cujo legado embeleza a herança artística da Colômbia e transcende fronteiras numa tela de cores vibrantes e pacíficas.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 1702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments