UMA VIDA PELA CULTURA, UM NOVO CAPÍTULO

 

Aos 65 anos, o artista plástico, jornalista, escritor e ativista cultural Nilson Carvalho inicia uma nova etapa de uma trajetória marcada pela arte, pela comunicação e pela preservação da memória cultural.

No dia 15 de agosto de 2026, Nilson Carvalho tomou posse como Diretor de Cultura da ALAC – Academia de Artes e Letras de Camaçari, assumindo uma nova missão em sua caminhada dedicada à valorização da cultura baiana.

Sua trajetória reúne décadas de produção artística, atuação no jornalismo, projetos sociais e importantes acervos que retratam Camaçari, a Bahia, a ancestralidade, a identidade e a resistência. Ao longo dos anos, também participou de academias e instituições nacionais e internacionais, ampliando sua contribuição para a arte e a cultura.

Para Nilson, entretanto, ocupar um novo espaço institucional não representa um ponto de chegada, mas o início de uma responsabilidade ainda maior.

“Quem ama a cultura não apenas contempla a história — ajuda a escrevê-la.”

Com a nova função, o artista pretende fortalecer a cultura de Camaçari, valorizar os artistas locais, preservar a memória e contribuir para que a identidade cultural baiana alcance cada vez mais espaços.

A história completa dessa trajetória está em destaque no Papo de Artista Bahia, em uma reportagem que revisita a caminhada de Nilson Carvalho e os novos caminhos que se abrem para sua atuação cultural.

Leia, compartilhe e valorize a cultura.

#NilsonCarvalho #ALAC #Cultura #Camaçari #Bahia #ArteBaiana #PapoDeArtistaBahia #CulturaBaiana #ArtistaPlastico #JornalismoCultural #ArteECultura

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 5.628 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado