Caravelas, em Búzios, Pontal, em Arraial do Cabo, e Gravatá, em Saquarema, passam a integrar rede internacional de destinos reconhecidos por sustentabilidade, segurança e qualidade ambiental
O litoral do Rio de Janeiro terá três novas praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul a partir da próxima temporada. Foram reconhecidas a Praia das Caravelas, em Armação dos Búzios; a Praia do Pontal, no trecho da Vila Industrial, em Arraial do Cabo; e a Praia do Gravatá, em Saquarema.
Com as novas certificações, o estado chega a 20 destinos reconhecidos pelo Programa Bandeira Azul, sendo 19 praias e uma marina. O Rio de Janeiro ocupa agora a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina.
As novas praias fluminenses foram aprovadas em setembro pelo Júri Internacional do Programa Bandeira Azul, durante reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca. O resultado foi divulgado nesta terça-feira.
A certificação internacional é coordenada pela Foundation for Environmental Education (FEE), organização responsável pelo programa. Para receber a Bandeira Azul, os destinos precisam atender a uma série de critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, educação ambiental e acessibilidade.
No Brasil, 75 destinos foram aprovados para a próxima temporada, entre 63 praias e 12 marinas, distribuídos por sete estados. O número representa um crescimento de 25% em relação à temporada anterior, quando 60 destinos brasileiros integravam a rede internacional.
A expansão da certificação reforça o avanço de iniciativas voltadas à preservação ambiental e ao turismo sustentável no litoral brasileiro, além de destacar o Rio de Janeiro entre os principais destinos nacionais que adotam padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental. Por podcast edinhotaon/ Edno Mariano
